sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Como os barcos navegam?

Justificativa:

“No início é só água solta, sem rumo, que se amontoa. De repente, surgem todos numa mesma direção, numa gigantesca onda, num movimento intenso de busca. Depois, como se estivesse amainado o ímpeto da procura, a onda se desfaz calmamente numa serena paz”. (FREIRE, 2011, p. 104).

Através da concretude dos acontecimentos e do despertar da curiosidade, as crianças podem compreender conceitos e assimilá-los em seu dia-a-dia. Nesse sentido, a exploração do conhecimento que a criança traz, adicionado às experimentações praticadas por ela, pode tornar a educação um ato de conhecimento mútuo e contínuo.

Material:
  • História "Soldadinho de Chumbo" (contos de Andersen);
  • Jornal;
  • Banheira com água.


Procedimentos:


A atividade nasceu a partir da curiosidade das crianças acerca da história "Soldadinho de Chumbo". Os questionamentos perpassaram o mágico e as peripécias da história, ganhando um sentido científico:

"Como o barco carregou o soldadinho até o boeiro?"
"Como o barco demorou para afundar?"
As crianças fizeram a dobradura do barco com o jornal e foram buscar respostas às suas perguntas com a experiência, descobrindo elementos como a força do vento e o movimento das ondas.
A atividade culminou com o registro de um texto coletivo relatando as descobertas.

Referência:

FREIRE, Madalena. A paixão de conhecer o mundo. São Paulo: Paz e Terra, 2011.



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