quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Avaliando na Educação Infantil

O conceito de avaliar mediante os Parâmetros Curriculares Nacionais não se restringe aos sucessos ou fracassos do estudante, mas se constitui como ferramenta qualitativa de avaliação contínua e sistemática (1997, p. 55).
Dentro da educação infantil, todas as formas de registro podem ser consideradas instrumentos que auxiliam o educador na construção dos pareceres dos estudantes. Sua capacidade de interação, suas formas de expressão, sua concentração e envolvimento com as diversas atividades são subsídios importantes de situações de aprendizagens em que podem ser oferecidas à criança novas possibilidades de conhecer, vivenciar e crescer (RCNEI, 1998, p. 65-66). Como descreve Junqueira Filho (2005, p. 71), a leitura e a articulação de signos são fundamentais para que o educador construa arquivos de registros do histórico dos estudantes, formulando assim, uma documentação do processo de ensino-aprendizagem.
As situações mencionadas acima se refletem no cotidiano escolar, especialmente no que se referem às pequenas construções do sujeito, tais como sua construção de identidade, autonomia, relações com seus pares, relatos e compartilhamento de vivências, conhecimento e respeito às diversidades.
Através da criação de projetos, sejam elas emergentes da parte “cheia” ou “vazia”, são bons instrumentos para detectar as necessidade do grupo e as peculiaridades de desenvolvimento de cada criança. Com estes é possível dar ênfase a atividades diversificadas, abrangendo todas as áreas de conhecimento, partindo da experiência do estudante. Os registros das atividades individuais ou coletivas são instrumento de documentação da caminhada da criança nesta etapa da educação básica.
Mais do que uma avaliação, o parecer é um documento de registro da trajetória do estudante. Dessa forma, é preciso que haja uma clareza na descrição dos fatos, de modo que estes não possam ser duplamente interpretados. Algumas palavras podem ser “amenizadas”, mas as situações nunca podem ser omitidas, pois o principal objetivo é a evolução do estudante. As atividades devem ser descritas, especialmente as mais significativas (individuais, coletivas) e os avanços da criança com relação a ela. Suas relações são potro ponto que merecem destaque: suas preferências, inquietudes e relações com seus pares.


Referências:

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamenta. Parâmetros Curriculares Nacionais. 1997. Vol. 1.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil.  Brasília, 1998.

JUNQUEIRA-FILHO, Gabriel de Andrade. Linguagens Geradoras: seleção e articulação de conteúdos em educação infantil. Porto Alegre: Mediação, 2005.

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