O conceito de avaliar
mediante os Parâmetros Curriculares Nacionais não se restringe aos sucessos ou
fracassos do estudante, mas se constitui como ferramenta qualitativa de
avaliação contínua e sistemática (1997, p. 55).
Dentro da educação
infantil, todas as formas de registro podem ser consideradas instrumentos que
auxiliam o educador na construção dos pareceres dos estudantes. Sua capacidade
de interação, suas formas de expressão, sua concentração e envolvimento com as
diversas atividades são subsídios importantes de situações de aprendizagens em
que podem ser oferecidas à criança novas possibilidades de conhecer, vivenciar
e crescer (RCNEI, 1998, p. 65-66). Como descreve Junqueira Filho (2005, p. 71),
a leitura e a articulação de signos são fundamentais para que o educador
construa arquivos de registros do histórico dos estudantes, formulando assim,
uma documentação do processo de ensino-aprendizagem.
As situações
mencionadas acima se refletem no cotidiano escolar, especialmente no que se referem
às pequenas construções do sujeito, tais como sua construção de identidade,
autonomia, relações com seus pares, relatos e compartilhamento de vivências,
conhecimento e respeito às diversidades.
Através da criação de
projetos, sejam elas emergentes da parte “cheia” ou “vazia”, são bons
instrumentos para detectar as necessidade do grupo e as peculiaridades de
desenvolvimento de cada criança. Com estes é possível dar ênfase a atividades
diversificadas, abrangendo todas as áreas de conhecimento, partindo da
experiência do estudante. Os registros das atividades individuais ou coletivas
são instrumento de documentação da caminhada da criança nesta etapa da educação
básica.
Mais do que uma
avaliação, o parecer é um documento de registro da trajetória do estudante.
Dessa forma, é preciso que haja uma clareza na descrição dos fatos, de modo que
estes não possam ser duplamente interpretados. Algumas palavras podem ser
“amenizadas”, mas as situações nunca podem ser omitidas, pois o principal
objetivo é a evolução do estudante. As atividades devem ser descritas,
especialmente as mais significativas (individuais, coletivas) e os avanços da
criança com relação a ela. Suas relações são potro ponto que merecem destaque:
suas preferências, inquietudes e relações com seus pares.
Referências:
BRASIL. Secretaria de Educação
Fundamenta. Parâmetros Curriculares
Nacionais. 1997. Vol. 1.
BRASIL.
Ministério da Educação e do Desporto. Referencial
Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília, 1998.
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